Lula critica atuação da Vale pela tragédia de Brumadinho

 Lula critica atuação da Vale pela tragédia de Brumadinho

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe

Nesta quinta-feira (25), completa cinco anos do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. O presidente Lula (PT) utilizou das redes sociais para criticar a atuação da empresa Vale para remediar a destruição provocada pela tragédia, em 2019. 

Lula tem determinado a auxiliares que desenvolvam a indicação do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para um posto de comando da companhia. 

“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, postou o presidente no X, antigo Twitter. 

Segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, mostrou que Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME), ligou para mais de um acionista da Vale em nome de Lula, na quarta-feira (24), e pediu a nomeação de Mantega para o comando da companhia.