Lula chama de “traidores” quem defende sanções dos EUA

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em discurso durante a abertura da 5ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou os defensores de medidas punitivas dos Estados Unidos contra o Brasil. Sem citar nomes, classificou-os como “traidores da pátria”, acusando-os de minar a democracia e a economia nacional.

Lula destacou o dia 30 de julho como um “marco lastimável” nas relações entre os dois países, quando Washington anunciou tarifas e sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. “Não há precedente nos mais de 200 anos de relações bilaterais de uma ação arbitrária como esta que sofremos”, afirmou.

O presidente ressaltou que a ofensiva, articulada por apoiadores de Jair Bolsonaro, fere a soberania brasileira: “Em nenhum tarifaço aplicado a outros países houve tentativa de ingerência sobre a independência dos poderes”. Segundo ele, a interferência externa contou com ajuda de “verdadeiros traidores da pátria” que defenderam publicamente medidas contra o Brasil.

Além do impacto político, Lula alertou para os prejuízos econômicos: “Vários setores da economia são afetados pela covardia dos que se associaram a interesses alheios ao da nossa nação”.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress