Lula autoriza envio de ajuda humanitária ao Chile e à Turquia; saiba mais

 Lula autoriza envio de ajuda humanitária ao Chile e à Turquia; saiba mais

Foto: Reprodução/ Estadão

Compartilhe

Nesta quarta-feira (8), o presidente Lula (PT) autorizou o envio de ajuda humanitária para os governos do Chile, que enfrenta incêndios florestais e para a Turquia que lida com as consequências de um terremoto devastador.

Conforme um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, a ajuda humanitária totalizará R$ 13,5 milhões em recursos. O apoio aos dois países deve se estender por duas semanas.

Para o Chile, o governo autorizou o envio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira). O avião vai viajar equipado para o combate aos incêndios e também serão aerovaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais. O apoio vai reforçar a ação de 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente.

Já para a Turquia, a ajuda será integrada por uma equipe de busca e resgate urbano. Ao todo, serão 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da OM (Polícia Militar) de São Paulo. O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Espírito Santo.