Lula afirma ao presidente da Ucrânia que visitará o país ‘em momento oportuno’

 Lula afirma ao presidente da Ucrânia que visitará o país ‘em momento oportuno’

Foto: Reprodução

Compartilhe

Lula afirmou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que visitará o país “em um momento oportuno”. Segundo informações da CNN, o petista conversou com o ucraniano por videoconferência, realizada nesta quinta-feira (2).

Durante a videoconferência, Volodymyr Zelensky convidou Lula para ir ao país do leste europeu. Mas o presidente brasileiro preferiu não dar uma resposta imediata, de acordo com aliados.

A expectativa de aliados do ucraniano era de que Lula aproveitasse viagem à China, programada para o final deste mês, para fazer uma visita aa Ucrânia. Porém, conforme assessores do governo, dificilmente o petista iria ao país europeu, por conta do discurso do presidente brasileiro de atuar como um mediador do conflito, sem tomar partido nem da Ucrânia nem da Rússia na guerra que já dura um ano.

Na conversa também, Lula mencionou a necessidade de mais diálogo para se chegar a um acordo de paz. O petista pretende formar um grupo de países às margens do conflito pra mediar as tratativas.

A ideia de uma espécie de ‘clube da paz’ será levada ao presidente da China Xi JinPing, em encontro previsto no próximo dia 28.