Lançamento da candidatura de Geraldo Jr à prefeitura de Salvador é adiado

 Lançamento da candidatura de Geraldo Jr à prefeitura de Salvador é adiado

Foto: Reprodução/Divulgação

Compartilhe

Depois que a informação de que o atual vice-governador do Estado, Geraldo Jr. (MDB), foi escolhido como candidato à Prefeitura de Salvador, houve uma forte reação na base governista, o que acabou obrigando a um recuo nas articulações que visavam lançar seu nome à sucessão municipal já neste fim de semana. As informações são do Política Livre.

Embora Geraldo Jr. ainda permaneça como o quadro preferido dos líderes petistas para concorrer contra o prefeito Bruno Reis (União Brasil), o anúncio de sua escolha segue sem prazo determinado. Originalmente, o plano da cúpula do partido do governador, Jerônimo Rodrigues (PT), era convidar o deputado estadual Robinson Almeida a retirar sua pré-candidatura a prefeito no partido, no início desta semana, a fim de abrir espaço para que o lançamento de Geraldo Jr. parecesse natural.

Essa era uma forma também de isolar a pré-candidata do PCdoB, Olívia Santana, forçando também a renunciar por falta de apoio político no grupo. Paralelamente, Geraldo Jr. trabalharia pela escolha de um vice originário do petismo como forma de tornar sua candidatura irreversível.

O vice-governador chegou a pensar em atrair para a chapa a ex-primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, como forma de desarmar as resistências do PT e de outros partidos da base governista ao seu nome, além de garantir o apoio do presidente Lula e da primeira-dama do país, Janja, amigos íntimos da baiana, à sua campanha em Salvador.

No entanto, a forte reação oriunda do PT e do PCdoB contra a manobra obrigou a cúpula petista a pisar no freio e, segundo uma fonte do Política Livre, e aguardar “dias melhores” para promover o anúncio da candidatura de Geraldo, que agora não tem mais prazo para ocorrer.