18 de janeiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Justiça determina suspensão do aumento de ISS sobre serviços de saúde em Salvador

 Justiça determina suspensão do aumento de ISS sobre serviços de saúde em Salvador
#Compartilhe

Na tarde desta quarta-feira (18), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu o aumento para 3% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) nos serviços de saúde em Salvador.

O desembargador Jatahy Júnior, que concedeu a liminar, argumenta que a tramitação do Projeto de Lei na Câmara Municipal de Salvador (CMS) foi concluída em 7 dias, assim, não dando tempo para um julgamento preciso do caso, mesmo que solicitado o regime de urgência. Além disso, o desembargador afirmou que não foram apresentadas razões concretas para justificar o aumento da carga tributária.

“Observa-se, portanto, que também do ponto de vista da norma que organiza o Ente Municipal, não houve a observância do devido processo legislativo, como já mencionado acima, visto que o prazo fixado considera os elementos mínimos do procedimento para que, mesmo em caráter premente, possa se respeitar uma fase abreviada de discussão com um mínimo de debate social, e deliberação do projeto”, disse Jathay.

A ação contra o aumento do ISS foi movida pela Federação Baiana de Saúde (Febase), Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (ASHEB), Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e Sindicato dos Laboratórios Clínicos e Patológicos do Estado da Bahia (Sindlab). Posteriormente, a Cremeb já tinha divulgado uma nota de repudio sobre o aumento.

Relacionados