Justiça condena Silas Malafaia a pagar indenização a jornalista Vera Magalhães

 Justiça condena Silas Malafaia a pagar indenização a jornalista Vera Magalhães

Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Reprodução/Roda Viva

Compartilhe

A Justiça de São Paulo condenou o pastor Silas Malafaia a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais à jornalista Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva na TV Cultura. A condenação é resultado de falsas informações feitas por Malafaia a respeito de Vera.

O processo iniciou-se em agosto de 2022, quando a jornalista entrou com  uma ação legal contra o pastor. Na ocasião, Silas utilizou o Twitter para alegar que Vera recebia meio milhão de reais anualmente do governo Dória (ex-governador de São Paulo) para atacar diretamente o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vera disse à Justiça que as afirmações eram mentirosas e que tinham o objetivo de anular o livre exercício da profissão de jornalista e limitar a liberdade de imprensa.

Na sentença, a juíza Maria Bertoldo argumentou que o dano moral ficou evidente, uma vez que o pastor utilizou meios digitais para espalhar informações falsas sobre a jornalista, principalmente envolvendo um suposto vínculo político. “A conduta do réu (Silas Malafaia) caracteriza um manifesto abuso de direito”, afirmou a juíza.

Silas Malafaia se defendeu no processo afirmando que não ofendeu a jornalista e que apenas exerceu seu direito de crítica. O pastor ainda pode recorrer da decisão.