A estudante universitária Luíza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, morreu após ser baleada durante uma ação da Polícia Militar na tarde deste domingo (13), no bairro da Engomadeira, em Salvador. A jovem havia acabado de voltar da casa de uma amiga quando foi atingida na barriga. Familiares acusam a PM pelo disparo.
O caso ocorreu por volta das 16h40, na região conhecida como Baixa da Nanã. Segundo parentes, o bairro estava tranquilo no momento da ação policial. “Eles chegaram atirando, sem nenhum motivo. Ela tinha acabado de levar uma marmita para uma amiga”, relatou um familiar.
Luíza cursava o terceiro semestre do curso de Estética e Cosmética em uma faculdade particular em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Nota da PM
Em nota, a Polícia Militar informou que equipes da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram surpreendidas por disparos de arma de fogo feitos por um grupo de suspeitos. Ainda segundo a corporação, os policiais reagiram e os suspeitos fugiram.
Durante a varredura após a troca de tiros, os agentes encontraram uma mulher ferida no chão. A vítima foi socorrida pela própria guarnição, mas não resistiu aos ferimentos.
A PM lamentou a morte de Luíza, se solidarizou com a família e afirmou que os fatos estão sendo apurados “conforme os protocolos institucionais”. A corporação também destacou o compromisso com “a legalidade, a transparência e, sobretudo, com a preservação da vida”.
Após o ocorrido, moradores da Engomadeira realizaram protestos e bloquearam uma avenida em sinal de revolta pela morte da jovem.