Jhonatas Monteiro, candidato mais votado de Feira de Santana, não é eleito 

 Jhonatas Monteiro, candidato mais votado de Feira de Santana, não é eleito 

Foto: reprodução/redes sociais

Compartilhe

O candidato a vereador de Feira de Santana, Jhonatas Monteiro (Psol), foi o mais bem votado no domingo (6), com 10.980 votos, mas não foi eleito devido ao coeficiente eleitoral partidário.

Isso aconteceu, porque no sistema brasileiro, para um vereador ocupar o cargo, vai depender também da soma dos votos geral que o partido recebeu. E o Psol não atingiu o coeficiente eleitoral necessário em Feira de Santana. 

Monteiro afirmou que o sistema proporcional é necessário, mas precisa de ajustes. 

“Ele permite uma diversidade na representação das correntes de opinião que existem na sociedade, e das diferentes forças político-partidárias. Agora, evidente, o sistema proporcional precisa ter pontos para balancear o seu funcionamento para impedir que distorções tão grandes aconteçam. É o caso do que a gente assistiu aqui em Feira de Santana. É importante que esses pontos também resguardem a possibilidade da vontade do eleitorado em termos quantitativos”, afirmou. 

Jhonatas Monteiro é o candidato da Câmara Municipal mais bem votado pela segunda vez em Feira de Santana. Em 2020 ele foi eleito com 8.292 votos.