O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu uma coordenação nacional do governo federal para combater a violência e o crime organizado. Em entrevista ao CNN Prime Time nesta terça-feira (16), ele afirmou buscar apoio direto da União, mesmo destacando uma redução nos índices de letalidade durante sua gestão.
“Nós estamos diariamente dialogando com o governo federal, buscando inclusive uma participação mais efetiva do governo federal para coordenar uma ação nacional em prol desse ambiente de paz no Brasil. […] Nós tivemos uma evolução muito grande do crime organizado, os estados fazem sua parte, é preciso a gente ter uma coordenação nacional”, declarou.
O chefe do Executivo estadual citou a criação de um plano estadual de combate à violência e a defesa do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), projeto em tramitação no Congresso Nacional. Ele também mencionou reuniões constantes com órgãos do Judiciário e do Legislativo baiano para fortalecer o enfrentamento.
Segundo Jerônimo, sua administração obteve avanços. “Nos últimos três anos do meu governo, tivemos uma redução importante nas mortes violentas, assim como na letalidade policial”, afirmou. A estratégia, para ele, passa por um “Estado firme”. O governador reforçou o compromisso com a redução contínua dos indicadores. “Bandido bom é bandido preso, entregue à Justiça, para que a Justiça cumpra seu papel. Com isso, conseguimos reduzir os índices ano a ano”, concluiu.









