Jerônimo participa do lançamento do edital para pavimentação da BR-030 em Brasília

 Jerônimo participa do lançamento do edital para pavimentação da BR-030 em Brasília

Fotos: Henrique Raynal/Casa Civil Brasília

Compartilhe

Nesta quarta-feira (22), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, para o lançamento do edital para obras de pavimentação na BR-030, em Brasília. Será contemplado o trecho que vai de Mambaí (GO) até Cocos (BA), com o objetivo de contribuir para a integração entre as regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

A obra está incluída no Novo PAC e terá investimento de R$ 550 milhões do Governo Federal. O evento foi realizado na sede do Ministério dos Transportes, e contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Segundo Jerônimo Rodrigues, esse é um marco importante para o desenvolvimento do estado. “O que estamos vendo aqui é uma reparação, e é investimento que vai reduzir em mais de 200 quilômetros a distância para quem quer ir para o litoral, promovendo o desenvolvimento regional e garantindo melhores condições de vida para a nossa população”, destacou.

Atualmente, o acesso do sul da Bahia à capital federal é realizado pelas rodovias BR-349 e BR-020. A nova conexão da BR-030/BA/GO dará ainda mais uma opção de rota ao Planalto Central. Com a conclusão da obra, será encurtada a distância rodoviária entre o Centro-Oeste e o leste do Nordeste, especialmente para o deslocamento a Porto Seguro (BA), favorecendo o turismo para a região.

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, “essa é uma obra grande, de qualidade, que vai aproximar o oeste baiano do litoral, dos portos, do progresso e do desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população dessa região”.

Rui Costa pontuou que o trabalho do Ministério dos Transportes é muito relevante para que o país não sofra desvantagens nas relações comerciais e para que gere emprego e renda. “Estradas e ferrovias permitem a redução do custo da produção, o aumento da capacidade de competição do Brasil, dos estados e dos municípios para elevar o PIB brasileiro. A logística é fundamental para a competitividade de qualquer país do mundo”, afirmou.