Jerônimo espera consenso final sobre a Ponte Salvador-Itaparica

 Jerônimo espera consenso final sobre a Ponte Salvador-Itaparica

Foto: Divulgação | GOVBA

Compartilhe

Nesta segunda-feira (4), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou que está na expectativa da conclusão do acordo com o consórcio chinês responsável pelas obras de construção da ponte Salvador-Itaparica. Ele espera que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) divulgue nesta semana definições sobre as obras da ponte.

“O TCE está moderando a negociação entre o interesse do consórcio chinês e o governo do estado. Na pandemia, houve um desgaste no orçamento no que diz respeito aos preços dos materiais, mão de obra e taxa de juros. O consórcio pediu que a gente pudesse refazer o valor e não estava havendo consenso por conta da defesa do erário público”, comentou o governador.

A definição do Tribunal de Contas do Estado deve acelerar o processo. A previsão é que os pilares da ponte comecem a ser erguidos em 2026. 

“Espero que, nesta semana, possamos chegar ao consenso final porque o presidente Lula estará recebendo o presidente da China Xi Jinping na semana que vem”. “As sondagens devem ser encerradas até março de 2025 para que possamos ver pilares sendo instalados. Me responsabilizo pelos investimentos que devem ser feitos no outro lado, na Ilha de Itaparica”, falou o governador em coletiva de imprensa, após o seminário de abertura do encontro da área cultural do G20 (cúpula dos 20 países mais ricos do mundo) em Salvador.