Jerônimo apoia mandatos de 5 anos e fim da reeleição

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) manifestou apoio à PEC que acaba com a reeleição e estende mandatos de 4 para 5 anos, após a proposta ser aprovada na CCJ do Senado. A medida, que valeria a partir de 2030, unificaria as eleições a partir de 2034, sem afetar uma possível reeleição do petista em 2026.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o governador destacou que a mudança reduziria custos e otimizaria a gestão pública. “Todos nós sempre fazemos um grande debate, quem é da política e quem não é. Não tem folga, porque uma eleição termina e já começa outra. Termina uma eleição estadual, federal e começa a municipal. Nem bem terminou a municipal, fechou a urna, já é o cenário estadual…nós fizemos uma eleição ano passado municipal, mas ali já era o desenho da federal, da estadual, do Senado…”, afirmou.

“Acho que juntar as eleições, primeiro, barateia o custo, tem uma economia muito forte. Em outros países já acontece isso, você faz uma eleição, no Estados Unidos, por exemplo, a eleição é desde a associação, aproveita a eleição para poder votar a associação dos municípios, do consórcio, até o Presidente da República”.

Além da economia, Jerônimo argumentou que cinco anos garantem mais estabilidade aos governos. “Outra coisa é o tempo, aí passa para cinco anos, que eu sempre acho que agora, como governador, quatro anos é muito curto, para a gente poder dar uma resposta. Se nós tivéssemos um sistema obrigatório de dizer, olha, um projeto continua, ele tem saúde econômica, tem saúde técnica, ninguém mexe, continue o projeto.”

A PEC ainda precisa ser votada no plenário do Senado, exigindo 49 votos favoráveis em dois turnos. Se aprovada, a reforma eleitoral pode transformar o cenário político brasileiro, alinhando-o a modelos internacionais e reduzindo custos.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress