O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se posicionou publicamente contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de agosto. Em publicação nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (10), Jerônimo repudiou a medida e manifestou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O Brasil não é quintal de ninguém. Somos um país soberano, guiado pelo respeito e pela dignidade. Não aceitaremos chantagem nem tutela de nenhum lugar. A Bahia está de mãos dadas com o Brasil”, escreveu o governador.
O chamado “tarifaço” foi anunciado por Trump em carta enviada a Lula. No comunicado, o presidente norte-americano também cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusa o Brasil de “atacar eleições livres”. Trump afirmou que, caso o governo brasileiro adote retaliações, novas tarifas seriam adicionadas.
Na mesma publicação, Jerônimo reforçou o apoio à resposta oficial do governo federal. Lula declarou que qualquer elevação unilateral de tarifas será respondida com base na Lei de Reciprocidade Econômica, que prevê medidas proporcionais para proteger a competitividade brasileira.
“A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente.