Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Iphan não concordou com a vista panorâmica para reforma do Elevador Lacerda

 Iphan não concordou com a vista panorâmica para reforma do Elevador Lacerda

Foto: Bruno Concha/Secom

Compartilhe

Um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda, vai passar por uma reforma. Nesta segunda-feira (23), para a Rádio Metrópole, o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, deu detalhes sobre as obras.

A vista panorâmica que sempre foi “cobrada” pelos turistas não vai fazer parte do projeto da reforma. De acordo com o secretário, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não autorizou a mudança da visão no ascensor. 

“Não, o Iphan não concordou com a vista panorâmica. É um equipamento tombado, como todos sabemos, um equipamento que completa 150 anos, o primeiro elevador como transporte público do mundo, portanto, tem algumas regras e restrições para fazer a reforma”, explicou.

O elevador completa 150 anos no dia 8 de dezembro, e os responsáveis pela fiscalização das obras de restauração e revitalização serão a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

As mudanças previstas são: varandas na parte alta, um sistema renovável de ar-condicionado, pintura, além de reformulações nas áreas elétrica, mecânica e novas propostas para a bilheteria. Luiz ainda esclareceu que os comércios localizados no elevador serão realocados e/ou fechados.

“Aquelas lojinhas da parte debaixo serão retiradas, a bilheteria será reorganizada, vai ficar junto com o posto de informação. A parte de cima, aquela lanchonete e a sorveteria A Cubana será realocada, de forma que dê maior fluidez na hora de embarque, de comprar o bilhete e de embarcar. A gente resgata um pouco do aspecto natural do equipamento, já que como eu disse em 1930 na reforma ele sofreu algumas modificações e toda a modernização do eletro mecânico, dos motores, toda a parte elétrica será refeita […] As lojas da parte de baixo não funcionarão mais”, explicou o secretário, em entrevista a Rádio Metrópole.

A previsão para o início das reformas estão previstas para janeiro de 2024, com início de concursos para licitações no mês de novembro deste ano e entrega do novo elevador em um prazo de cinco meses.