Internet ultrapassa TV aberta e lidera investimentos publicitários no Brasil

Foto: Divulgação/FREEPIK
A internet se consolidou como o principal destino dos investimentos publicitários no Brasil, superando pela primeira vez a televisão aberta. Segundo o relatório Cenp-Meios, do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, entre janeiro e setembro de 2024, o meio digital recebeu R$ 7,045 bilhões em compra de mídia, representando 39,5% do total investido no setor.
Enquanto isso, a TV aberta, que por anos liderou o mercado, registrou R$ 6,726 bilhões em investimentos no mesmo período. A mudança reflete a crescente digitalização do consumo de conteúdo e a preferência das marcas por plataformas online.
A televisão por assinatura, que hoje representa menos de 1,5% da audiência geral, captou 5,2% dos recursos publicitários. Outras mídias também receberam fatias menores do orçamento: Out of Home (11,5%), rádio (4%), jornal (1,3%), revista (0,4%) e cinema (0,3%).
Nos últimos anos, a internet vinha reduzindo a diferença em relação à TV aberta. Em 2022, a distância entre os dois meios era de 6 pontos percentuais, caindo para 1,4 ponto em 2023. Agora, com a virada consolidada, especialistas do setor acreditam que a internet continuará ampliando sua liderança, atraindo cada vez mais anunciantes.