Indústria baiana cresce 2,1% em junho de 2025

Foto: Carla Ornelas/GOVBA

A indústria baiana registrou crescimento de 2,1% em junho de 2025, recuperando-se da queda de 3,9% observada em maio, segundo dados ajustados sazonalmente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na comparação anual, o setor avançou 0,8%, acumulando alta de 0,7% no primeiro semestre e 2,0% nos últimos 12 meses.

Derivados de petróleo puxam alta

Quatro dos 11 segmentos industriais pesquisados apresentaram desempenho positivo em junho. O maior impulso veio dos derivados de petróleo (7,2%), impulsionados pela maior produção de gasolina, óleo lubrificante e querosene de aviação. A indústria extrativa (3,9%), produtos de borracha e plástico (1,9%) e metalurgia (1,6%) também contribuíram. Por outro lado, produtos químicos (-8,5%) lideraram as quedas, com redução na fabricação de ácido acrílico e álcoois graxos. Outros setores em declínio foram celulose e papel (-5,0%), alimentos (-1,2%) e bebidas (-4,0%).

Primeiro semestre tem saldo positivo

No acumulado de janeiro a junho, o crescimento de 0,7% foi sustentado pelos derivados de petróleo (7,6%), além de avanços em máquinas e equipamentos elétricos (26,7%) e minerais não metálicos (7,3%). O segmento químico (-7,8%) continuou como principal peso negativo, seguido por alimentos (-4,2%) e extrativismo (-9,1%).

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress