Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite de quarta-feira (16), pelo menos quatro prédios no bairro do Comércio, em Salvador. As chamas começaram por volta das 23h em um imóvel desativado, próximo à Ladeira da Montanha, e se espalharam para construções vizinhas, incluindo dois edifícios com funcionamento comercial. Não há registro de feridos.
Os focos mais intensos permanecem em dois prédios com presença de materiais inflamáveis. Um deles teve parte da estrutura lateral destruída, e os escombros interditaram completamente uma rua da região.
Segundo relatos de moradores e do síndico do edifício Pernambuco, os imóveis abandonados vinham sendo ocupados por pessoas em situação de rua, que utilizavam o espaço para consumo de drogas e guarda de materiais furtados. “Isso já era uma tragédia anunciada”, afirmou o síndico Juraci à TV Bahia.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Transalvador e unidades de resgate atuam no local. As ruas Conselheiro Dantas e Portugal estão interditadas, afetando diretamente o acesso a empresas como um restaurante e um call center instalados nos prédios.
A prefeitura havia instalado tapumes nos imóveis desativados, mas eles foram removidos anteriormente por ocupantes irregulares. O trabalho de rescaldo deve seguir ao longo desta quinta-feira (17).