Nesta quinta-feira (16), um incêndio na Pousada da Torre, em Morro de São Paulo, na Bahia, foi combatido não por caminhões e mangueiras, mas por uma corrente humana de moradores, guias turísticos, carregadores (maleiros) e turistas, armados com baldes de água. Em um vídeo obtido pelo Soteropoles, é possível ver a cena de esforço coletivo.
O fato voltou a gerar indignação nos moradores e trabalhadores do local. Vale lembrar que o destino turístico não possui um quartel do Corpo de Bombeiros. Diversos incêndios recentes precisaram do apoio de populares devido ao transtorno. A única solução é acionar os bombeiros da cidade de Valença, o que impõe um atraso crítico no socorro profissional.
Enquanto as chamas ameaçavam se alastrar, foram as mãos da população que formaram a primeira e mais imediata linha de defesa, numa tentativa desesperada de controlar o fogo. Ainda não há detalhes sobre a existência de feridos, a origem das chamas e a extensão total dos prejuízos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para investigar o ocorrido.