Incêndio atinge área do parque que abriga casarão onde morou Castro Alves, em Salvador

 Incêndio atinge área do parque que abriga casarão onde morou Castro Alves, em Salvador

Foto: Reprodução/Internet

Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (24) um incêndio atingiu parte da vegetação do Parque Solar Boa Vista, no bairro Engenho de Brotas, em Salvador. O local é conhecido por abrigar o casarão histórico onde o baiano Castro Alves morou. O poeta é eternizado na literatura brasileira como “Poeta dos Escravos”.

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram até o local após receberem uma denúncia e apagaram as chamas, ainda na noite de quarta. O casarão não foi atingido e ninguém ficou ferido.

Construído no século XVIII, o imóvel foi destruído por um incêndio em janeiro de 2013, e mesmo depois de dez anos após o incêndio, o local permanece marcado pelas chamas que tomaram conta do local e pelo abandono que amedronta moradores da região.

O Parque Solar Boa Vista é administrado pelo Governo do Estado da Bahia e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Neste ano, a Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial para debater a situação de abandono do casarão.

“As principais reclamações são sobre a infestação de pragas e roedores, acúmulo de lixos, a falta de cuidados no local, inclusive no ano passado houve um assassinato em plena luz do dia na área externa do parque, apesar da presença da polícia militar, o que passou a gerar insegurança na população vizinha”, disse o vereador Marcelo Maia (PMN), que apresentou o requerimento na Câmara.

Antes do incêndio de 2013, o casarão funcionava como Secretaria Municipal de Educação de Salvador.