IFBA oferta 240 vagas para cursos gratuitos de agente cultural, fotógrafo e iluminador cênico em Salvador
O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou o edital do processo de seleção simplificado para ingresso em cursos gratuitos do Programa de Qualificação Social e Profissional Manuel Querino, lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Estão sendo ofertadas 240 vagas totais para formação em agente cultural (120), fotógrafo/a (60) e iluminador/a cênico/a (60), na modalidade presencial.
As inscrições, também gratuitas, começam nesta segunda-feira (2) e vão até o dia 15 de dezembro, por meio do formulário eletrônico. A ação é voltada para pessoas que possuam como escolaridade mínima o ensino fundamental incompleto, com prioridade aos públicos do Sine, Cadastro Único (CadÚnico) e os/as jovens entre 16 e 29 anos.
A seleção para os cursos vai seguir os princípios de reservas de vagas de acordo com legislações vigentes, tendo a seguinte distribuição: 60% para pretos, pardos e indígenas (PPI); 5% para pessoas com deficiência (PCD); 5% para quilombolas; restando 30% para ampla concorrência. As vagas de ação afirmativa que não forem preenchidas serão ocupadas por quem se candidatou pela ampla concorrência.
Após a seleção, os/as estudantes matriculados/as, que estejam cursando as aulas regularmente dos cursos, receberão auxílio mensal para alimentação e transporte no valor de R$ 4,50 a hora/aula, totalizando R$ 900 para todo o curso. O valor mensal a ser recebido vai depender da quantidade de aulas e horas mensais frequentadas pelo/a cursista.
As aulas estão previstas para iniciarem em 20 de janeiro de 2025, ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, com possibilidade de ocorrerem aos sábados. As atividades serão oferecidas nas dependências das instituições parceiras, como o Colégio Estadual Batista Neves e o Teatro Boca de Brasa, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Os três cursos vão de janeiro a abril de 2025, com carga horária semanal de aproximadamente 20h cada, totalizando 200h de formação.