A Polícia Civil da Bahia cumpriu nesta quinta-feira (21) três mandados de prisão relacionados a um esquema de tráfico de drogas em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Entre os presos estão um advogado de 71 anos, residente em Salvador, apontado como proprietário da fazenda usada para o cultivo de maconha, e uma mulher de 60 anos, suspeita de arrendar a propriedade rural. Um terceiro mandado foi cumprido contra um homem de 28 anos, também ligado ao esquema.
Durante as buscas, um quarto envolvido foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A polícia apreendeu armas, munições, dinheiro em espécie, aparelhos eletrônicos, além de drogas como maconha e cocaína.
As investigações começaram em abril, quando mais de 100 mil pés de maconha foram erradicados em uma plantação de difícil acesso. Diligências posteriores identificaram novas áreas cultivadas pelo grupo, com apreensão de mais 88 mil pés de maconha ao longo do mês. Segundo a delegada Natália Ferreira Bezerra, titular da DT de Morro do Chapéu, a operação representa avanço nas investigações sobre os líderes do esquema, anteriormente responsáveis apenas pelos trabalhadores flagrados no cultivo.