Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Hospital Ortopédico já realizou mais de 2 mil atendimentos

 Hospital Ortopédico já realizou mais de 2 mil atendimentos

FOTO: Pablo Barbosa/Sesab

Compartilhe

Há 60 dias em operação, o Hospital Ortopédico do Estado já prestou serviços a dois mil pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina desportiva. Além disso, foram realizadas 1.400 consultas ambulatoriais e conduzidos 17.500 exames de imagem. No mesmo intervalo de tempo, 303 cirurgias foram realizadas, das quais 75% envolveram o uso de órtese, prótese e materiais especiais (OPME). Técnicas avançadas foram empregadas para aumentar a precisão e minimizar os riscos de complicações, como a rejeição.

“No primeiro mês de operação, adequamos toda a infraestrutura à prática assistencial e realizamos treinamentos para que os profissionais de saúde passassem a seguir os protocolos do Einstein. A partir daí, iniciamos uma jornada crescente no número de atendimentos e procedimentos, que continuará nos próximos meses”, diz Roger Monteiro Alencar, diretor do Hospital.

Todos os pacientes foram encaminhados exclusivamente por meio da Central Estadual de Regulação. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a unidade conseguiu diminuir a espera por vagas de internação na especialidade. O tempo caiu 62,5% e já é o menor dos últimos doze meses, em uma unidade hospitalar de todo o Estado, principalmente para as assistências mais complexas.

Entre as cirurgias realizadas no hospital, as intervenções no fêmur, que representam 60% das operações realizadas na unidade, são as que chamam mais a atenção.

“As fraturas do fêmur são muito comuns em pacientes idosos, com osteoporose não tratada, e entre os jovens, vítimas de acidentes de trânsito, em maior número com motocicleta”, afirma Roger. Na maioria dos casos, entre as pessoas mais idosas, com osteoporose, o osso quebrado tem que ser substituído por uma prótese.