Greve de pilotos e comissários atrasa voos em aeroportos

 Greve de pilotos e comissários atrasa voos em aeroportos

Pilotos e comissários – Foto: Sindicato Nacional dos Aeronautas/Flickr

Compartilhe

Pilotos e comissários de bordo fizeram uma paralisação na manhã desta segunda-feira (19). Eles pedem reajuste acima da inflação e melhores condições de trabalho. Nesse primeiro dia paralisação, os aeroportos em São Paulo e Rio de Janeiro foram atingidos com atrasos de voos.

Em Congonhas, 16 voos atrasaram. Em Guarulhos, 10 voos estavam atrasados, mas nenhum foi cancelado. No Rio, por volta das 7h50, no Aeroporto Santos Dumont, dois voos foram cancelados e cinco estavam atrasados.

Ainda houve atrasos em Brasília. Nos outros estados, nada foi registrado. A greve está prevista para acontecer diariamente, das 6h às 8h nos aeroportos de Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a paralisação vai continuar na semana do Natal. “Nossas reivindicações são bem básicas. Há um caráter financeiro, pois a categoria já não tem uma recomposição inflacionária nem qualquer tipo de ganho real há pelo menos três anos. E um caráter social, pois tentamos garantir minimamente que as empresas respeitem as folgas e os repousos dos tripulantes”, disse Henrique Hacklaender, diretor presidente do SNA, ao Estadão.