Governo Lula freia recuperação e tem 31% de avaliação positiva

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um levantamento do Genial/Quaest revela que a avaliação positiva do governo Lula recuou para 31%, enquanto os índices negativos subiram para 38%. A pesquisa, realizada após a operação policial no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortos, indica que o tema da segurança pública dominou o debate e impactou a percepção pública.

A diferença entre as avaliações positiva e negativa, que estava empatada no mês anterior, agora é de sete pontos percentuais. A aprovação pessoal ao presidente se mantém em empate técnico: 47% aprovam e 50% desaprovam seu trabalho. A desaprovação é mais alta entre evangélicos (58%).

No contexto da segurança, uma declaração do presidente repercutiu negativamente. Lula afirmou que “traficantes também são vítimas dos usuários”. Segundo o estudo, 81% dos brasileiros discordam dessa afirmação. Após as críticas, o chefe do executivo se retratou em uma rede social, dizendo ter feito “uma frase mal colocada”. Para 51% dos entrevistados, a frase representou uma opinião sincera.

A operação no Rio foi classificada por Lula como “desastrosa”, opinião com a qual 57% dos cidadãos discordam. A ação policial, por outro lado, tem amplo apoio: 67% a aprovam e o mesmo percentual acredita que a força não foi exagerada. Ainda assim, 55% não gostariam de uma ação similar em seu estado.

Sobre a união de governadores de oposição que criaram um consórcio de segurança, a população se divide: 47% veem uma ação política, enquanto 46% acreditam no potencial de redução da violência. O governador Cláudio Castro (RJ) é apontado como o que melhor se saiu até agora, com 24% das menções.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 cidades entre 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com