Governo do Estado mobiliza secretarias para ações de enfrentamento aos efeitos das chuvas na Bahia

 Governo do Estado mobiliza secretarias para ações de enfrentamento aos efeitos das chuvas na Bahia

Rio transborda e parte de cidade na BA fica debaixo d’água – Foto: Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié

Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira (26), o governador em exercício, Adolfo Menezes, se reuniu com secretários estaduais e o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, para definir estratégias de prevenção e enfrentamento às enchentes. O governador Rui Costa também participou da reunião, de forma virtual.

As secretarias e órgãos estaduais estão mobilizadas para desenvolverem ações que reduzam os impactos negativos das fortes chuvas que atingem as diversas regiões da Bahia e um comitê de gerenciamento de crise está sendo montado em Jequié. Na cidade, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas por conta das chuvas.

Foto: Assessoria, Jerônimo Rodrigues

“Eu quero dividir essa ação em duas etapas. Uma agora cuidando juntamente com os prefeitos da região, com as entidades das igrejas, com Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil tanto a nossa do estado, quanto a dos municípios, todo mundo imbuído em tentar garantir a vida das pessoas e vamos na sequencia estudar uma forma que a gente não precise passar todos os anos por uma situação dessas”, disse o Jerônimo.

Algumas cidades do interior estão sofrendo com as enchentes decorrentes das fortes chuvas que atingem o estado. Segundo informação da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia da até o domingo (25), a Bahia registrou 188.104 pessoas atingidas pelas chuvas. As ocorrências foram registradas em 92 municípios afetados e 69 estão com decreto de situação de emergência.