19 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Governo do Estado mobiliza 37 mil policiais e bombeiros e amplia tecnologia para segurança no Carnaval na capital e no interior

 Governo do Estado mobiliza 37 mil policiais e bombeiros e amplia tecnologia para segurança no Carnaval na capital e no interior

Foto: Divulgação

#Compartilhe

O Governo do Estado reforçará a segurança do Carnaval com a atuação de 37 mil policiais e bombeiros na capital e em mais de 100 municípios do interior. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, nesta sexta-feira (14), durante a apresentação, pelo governador Jerônimo Rodrigues, das ações para a folia. “A cada ano, recebemos mais turistas e foliões, tanto baianos quanto visitantes nacionais e internacionais. Estamos preparados para garantir a tranquilidade da festa”, afirmou.

Entre as novidades deste ano, houve um aumento no número de portais de abordagem em Salvador, totalizando 47 unidades. Algumas cidades do interior também contarão com essa estrutura, garantindo mais controle nos acessos aos circuitos. O monitoramento por vídeo será ampliado, com um número recorde de 1.500 câmeras espalhadas pela capital e pelo interior. “Isso permite um acompanhamento mais eficiente para a prevenção de delitos e a captura de foragidos da Justiça”, destacou Werner.

O Centro Integrado de Comando e Controle reunirá 48 órgãos municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de serviços essenciais, garantindo rapidez no atendimento de ocorrências. O Disque Denúncia 181 funcionará 24 horas por dia, assegurando o anonimato dos denunciantes.

Polícias Militar e Civil

A Polícia Militar atuará com 29.311 agentes, distribuídos entre os circuitos e outros pontos estratégicos. “Nosso objetivo é fazer uma festa ainda mais tranquila do que em 2023, quando não tivemos homicídios em toda a festa e conseguimos reduzir os crimes patrimoniais”, afirmou o comandante-geral da PM, Paulo Coutinho.

A Polícia Civil contará com postos nos circuitos e reforço na proteção de grupos vulneráveis, incluindo um espaço dedicado à busca de desaparecidos e atendimento a crianças. Além disso, a Operação Quitéria atuará no combate à violência contra a mulher. “Nossas equipes estarão nos circuitos e pontos de dispersão para orientar, auxiliar e efetuar prisões de agressores com mandado em aberto. Teremos equipes volantes atuando ativamente, garantindo o atendimento imediato às mulheres vítimas de violência. Além disso, criamos uma estrutura especial voltada à proteção de grupos vulnerabilizados, como crianças e adolescentes, para garantir um Carnaval mais seguro para todos”, explicou a delegada-chefe da Polícia Civil, Heloísa Helena.

Relacionados