Gilmar Mendes avança em ação que pode levar Ednaldo Rodrigues de volta à CBF

 Gilmar Mendes avança em ação que pode levar Ednaldo Rodrigues de volta à CBF

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Compartilhe

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a apresentação de informações sobre o afastamento de Ednaldo Rodrigues da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da manifestação do Ministério Público Federal (MPF).

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil) no dia 23 de dezembro em uma nova tentativa de reverter o afastamento de Rodrigues do comando da Confederação, determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no dia 7 de dezembro.

Uma primeira ação já havia sido apresentada ao Supremo, mas foi negada pelo ministro André Mendonça em 22 de dezembro, no mesmo dia que o PCdoB apresentou a ADI. O julgamento foi sorteado e destinado a Gilmar Mendes quatro dias depois.

O despacho do ministro considerou a relevância do caso apresentado e solicitou a apresentação de informações em caráter de urgência, com um prazo de até cinco dias. Na sequência, os autos devem ser encaminhados à Advocacia Geral da União (AGU) e à Procuradoria Geral da União (PGR), que devem se manifestar em até três dias.