Fundação Casa de Jorge Amado realiza cortejo de pré-carnaval no Pelourinho

Foto: Divulgação/Fundação Casa de Jorge Amado
A Fundação Casa de Jorge Amado promove, nesta quinta-feira (20), a primeira edição da lavagem pré-carnavalesca no Largo do Pelourinho, em Salvador, a partir das 18h. O evento gratuito promete uma fusão de folia e literatura, celebrando a obra do escritor baiano, renomado mundialmente.
De acordo com Ângela Fraga, diretora-executiva da fundação, a programação será marcada pela união de teatro, música e literatura, com cenas emblemáticas das obras de Jorge Amado sendo representadas ao ar livre. O público será incentivado a criar fantasias inspiradas no universo literário do autor e acompanhar o cortejo.
A festividade começa com a tradicional lavagem da escadaria da fundação, feita pelas baianas do Centro Histórico. Em seguida, grupos de fanfarras e o “Bloco Amados de Jorge” vão animar o público. O cortejo sairá da Fundação Casa de Jorge Amado, passando pela rua Maciel de Baixo, Largo do Cruzeiro de São Francisco e terminando no Terreiro de Jesus, em frente ao bar e restaurante Cantina da Lua.
Durante o trajeto, serão encenadas passagens das obras de Jorge Amado, como Jubiabá (1935), Gabriela, cravo e canela (1958), A morte e a morte de Quincas Berro d’Água (1961), Os pastores da noite (1964), Dona Flor e seus dois maridos (1966), Tereza Batista cansada de guerra (1972) e Tenda dos Milagres (1965).