O influenciador Franklin Reis e o policial militar Alexandre Tchaca — nome verdadeiro Lázaro Andrade — estão prestes a deixar a prisão após decisão judicial que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares. A decisão foi assinada no domingo (4) e divulgada nesta segunda-feira (5), mas até o momento, os dois seguem custodiados.
Ambos foram presos no dia 9 de abril durante a Operação Falsas Promessas 2, que resultou na prisão de 24 pessoas suspeitas de envolvimento com rifas ilegais e lavagem de dinheiro na Bahia. Segundo a investigação, o grupo manipulava os resultados dos sorteios, beneficiando integrantes da organização.
Além de Franklin e Tchaca, foram presos o influenciador Ramhon Dias e o rifeiro José Roberto Santos, conhecido como Nanam Premiações. A Justiça decidiu manter a prisão de Nanam, apontado como líder do esquema.
Pela decisão, Franklin e Tchaca deverão usar tornozeleiras eletrônicas, não poderão sair do município onde residem por mais de 10 dias sem autorização judicial e estão proibidos de promover rifas. Outras três pessoas também receberam as mesmas medidas cautelares. Já dez suspeitos continuam presos.