Os alagamentos que começaram a atingir estradas no município de Pau Brasil, no extremo sul da Bahia, nesta sexta-feira (5), foram causados pelo transbordamento de um rio da região. A cidade está localizada em uma área reconhecida por sua abundância hídrica e natural, conhecida por grandes rios balneares como os rios Pratas, Água Preta e Rio Pardo, além de riachos.
As fortes chuvas que se intensificaram desde a madrugada elevaram o nível dos cursos d’água, resultando no extravasamento para as vias urbanas e rurais. O incidente ilustra o alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ao todo 28 cidades baianas estão no nível de alerta mais crítico, onde a previsão é de acumulados diários de chuva. Nessas localidades, os riscos de transbordamentos de rios, grandes alagamentos e deslizamentos de terra são considerados elevados. Além de Pau Brasil, outras cidades do extremo sul como Itamaraju, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro estão na mesma categoria de perigo.
No total, mais de 200 municípios estão sob algum tipo de alerta do Inmet devido às chuvas intensas previstas para permanecerem até o final desta sexta. Além das 28 em alerta vermelho, outras 158 cidades estão em alerta laranja, onde os acumulados podem chegar a 100 mm, com risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia. Vitória da Conquista e Barreiras estão nesta lista.
Já o alerta amarelo, que abrange 229 municípios, incluindo Itabuna, indica chuvas menos intensas, mas ainda com potencial para causar transtornos. As prefeituras das áreas mais afetadas, como Eunápolis e Teixeira de Freitas, já emitiram comunicados à população, orientando que evitem cruzar áreas alagadas ou com correnteza, devido ao perigo iminente. A Defesa Civil estadual monitora a situação, que pode se agravar com a persistência das chuvas.










