Fiocruz alerta para aumento de casos de rinovírus e covid-19 no país

 Fiocruz alerta para aumento de casos de rinovírus e covid-19 no país

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhe

Nesta quinta-feira (22), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o Boletim Infogripe, informando que as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em sete estados, incluindo a Bahia. Em Goiás, a principal causa entre a população idosa é a covid-19, enquanto nos demais estados, o rinovírus tem predominado entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos.

Os dados nacionais indicam que os casos de SRAG oscilaram na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e há indícios de aumento na tendência de curto prazo (últimas três semanas). As ocorrências de SRAG causadas por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A mantêm uma tendência de queda na maior parte do país. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os casos positivos tiveram a seguinte distribuição: 22,6% por VSR, 19,4% por Sars-CoV-2 (covid-19), 16,3% por influenza A, e 1,8% por influenza B.

Diante do aumento dos casos de covid-19, a pesquisadora Tatiana Portela, do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do Boletim Infogripe, reforça a importância de manter a vacinação em dia para todas as pessoas dos grupos de risco.

Em 2024, foram registrados 115.152 casos de SRAG. Desses, 48,6% tiveram resultado laboratorial positivo, 39,5% negativo, e 6,5% ainda aguardam resultado. Entre os casos positivos, os principais agentes são: VSR (43,1%), influenza A (19,1%), Sars-CoV-2 (7,7%) e influenza B (5%).

Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade por SRAG impactaram principalmente crianças até 2 anos, com VSR e rinovírus sendo as principais causas, e pessoas com mais de 65 anos, com covid-19 e influenza A sendo as principais causas.