Festejos Juninos devem receber quase 2 milhões de pessoas em todo estado
O mês de junho é o mais esperado depois do Carnaval na Bahia. As tradicionais festas juninas já tomam conta da capital e do interior do estado, celebrando três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, todos comemorados com festas e comidas típicas da época.
Na última sexta-feira (30), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, deu abertura ao São João do estado na cidade de Tanquinho, que fica próximo a Feira de Santana. “Estamos felizes, está aberto o São João do interior da Bahia em Tanquinho”, comemorou.
Este ano, Salvador contará com uma grande programação recheada de atrações de peso para o São João dos soteropolitanos. A celebração terá 12 dias de festas, realizadas no Parque de Exposições. Os shows acontecerão de 13 a 15 de junho, de 21 a 24 de junho, e de 28 de junho a 2 de julho. Além disso, o Pelourinho, que já é uma tradição, também terá programação nos dias 21 a 24 de junho. Em Paripe, o São João será realizado entre os dias 22 e 24 de junho, trazendo muito forró e outros ritmos. Nomes como Ana Castela, Simone Mendes, Maiara e Maraísa, Heitor Costa, Wesley Safadão, Iguinho e Lulinha, Flávio José, Tarcísio do Acordeon, Nattan, Mari Fernandez, Solange Almeida, Xand Avião, Adelmário Coelho e João Gomes prometem agitar o público.
O governo do estado estima receber cerca de 2 milhões de pessoas durante o São João. Além da capital, as cidades do interior são os maiores focos da época. Cidades como Cruz das Almas (famosa pela guerra de espadas), Santo Antônio de Jesus e Amargosa são os destinos mais procurados para curtir as tradicionais festas juninas. Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, “a expectativa é de que venham de fora do estado cerca de 1,7 milhão de pessoas para os festejos aqui, e que injetem na economia da Bahia perto de R$ 2 bilhões, o que vai refletir na geração de emprego e renda”.
Para que todos possam curtir a festa com tranquilidade e segurança, o governo do estado está investindo em ações de policiamento preventivo e ostensivo, atendimentos e investigações especializados, e um Centro Integrado de Comando e Controle com 16 órgãos em plantão. São mais de 20 mil policiais e bombeiros na operação de segurança em 325 municípios.
O governador Jerônimo enfatizou o trabalho que será feito para a realização das festas. “Em quase todos os municípios há alguma animação. Existem aquelas cidades que são consideradas mais turísticas e que têm festas famosas. Independente de recursos ou edital para a parte estrutural, a segurança está garantida em todos os municípios, durante todos os dias, de acordo com a programação de cada um. Na área da saúde, da mesma forma, manteremos o padrão da prestação de serviço e ampliaremos a quantidade de plantões, especialmente nas cidades onde a concentração de pessoas é maior”, pontuou o governador.