Fã que morreu em show de Taylor Swift teve exaustão térmica causada pelo calor

 Fã que morreu em show de Taylor Swift teve exaustão térmica causada pelo calor

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhe

A universitária Ana Clara Benevides, de 23 anos, fã de Taylor Swift que morreu após passar mal no show da cantora que aconteceu no Rio de Janeiro, teve exaustão térmica causada pelo calor, segundo laudo de necropsia.

No dia do evento, realizado em 17 de novembro, o Rio enfrentava uma onda de calor extremo e a sensação térmica chegou aos 59,3ºC. Ana Clara sofreu uma parada cardiorrespiratória no início do show e chegou a ser socorrida, mas não resistiu. 

A perícia definiu que a jovem estava exposta ao calor difuso, ou seja, que havia calor extremo no ambiente, de maneira indireta, sendo a fonte do calor o sol. A evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.

O documento aponta ainda que Ana Clara morreu por hemorragia alveolar, ou seja, houve rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e congestão polivisceral, que significa a paralisação de vários órgãos por exposição difusa ao calor.

De acordo com a delegada Juliana Almeida, responsável pelo caso, foram realizados quatro exames além do laudo, e ficou comprovado que a jovem não consumiu bebida alcoólica, substâncias tóxicas, nem tinha doenças preexistentes. 

Ainda segundo a Polícia Civil, os representantes da empresa organizadora do evento serão chamados para prestar esclarecimentos sobre a morte da jovem. A investigação continua em andamento. “Diante do que o laudo apontou e das demais diligências que a gente vai realizar, as oitivas, pode levar ao indiciamento por homicídio culposo”, declarou Juliana.

Após a morte de Ana Clara, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou uma portaria que obriga a distribuição gratuita de água em eventos feitos em dias de calor, com altas temperaturas. A medida foi anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.

De acordo com a portaria, as organizações dos eventos em todo o país deverão permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal para consumo. Além disso, os produtores também terão de distribuir água de forma gratuita ou disponibilizar bebedouros para os espectadores.