A Fórmula 1 retorna ao Brasil para o Grande Prêmio de São Paulo, 21ª etapa do calendário, em um fim de semana decisivo no Autódromo de Interlagos. Entre os dias 7 e 9 de novembro, a competição promete agitar a reta final do campeonato com a reprise do formato sprint e um embate acirrado pela liderança entre Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen. A transmissão ficará a cargo da Band (TV aberta), Bandsports (TV fechada) e F1 TV.
O novato Gabriel Bortoleto, primeiro brasileiro a largar em Interlagos desde Felipe Massa em 2017, tenta manter a serenidade para sua estreia em casa. O piloto da Sauber, de 21 anos, que só competiu uma vez no local, em um evento de Stock Car em 2022, afirma controlar a ansiedade. “É um final de semana em Interlagos, eu não vou mentir, obviamente que tem mais expectativa, mais ansiedade de todas as partes. Mas no final das contas é uma corrida que vale a mesma quantidade de pontos”, disse Bortoleto. “Eu quero levar da mesma maneira e fazer o meu melhor.”
Com passagem pelas categorias de base na Europa, o campeão de F3 e F2 reconhece a pista quase como nova. “Faz alguns anos já que essa corrida aconteceu… Foi uma corrida bem legal, acho que a gente se divertiu e deu para entender um pouquinho da pista. Mas faz muito tempo já, eu acho que não tem como levar muito de base”, afirmou.
Sobre a possibilidade de chuva, comum na região, o jovem demonstrou pragmatismo. “No final das contas, não é o que eu quero que vai acontecer… O que acontecer, aconteceu. Então é igual para todo mundo e vamos para cima”, completou.
Bortoleto, que soma 19 pontos no campeonato, recebeu elogios públicos de seu experiente companheiro de equipe, Nico Hulkenberg. “Gabi é um dos novatos mais promissores que já vi em muito, muito tempo”, disse o alemão. “Ele é de altíssima qualidade, aprende extremamente rápido, é extremamente rápido.”
Disputa pelo título da F1
Enquanto o brasileiro se adapta, a luta pelo título vive nova reviravolta. Após dominar a maior parte da temporada, Oscar Piastri perdeu a dianteira do Mundial de Pilotos para Lando Norris. O britânico da McLaren agora lidera com 357 pontos, apenas um a mais que o companheiro.
Outra grande mudança foi impulsionada por uma reação espetacular de Max Verstappen. Tido como fora da disputa há algumas etapas, o holandês da Red Bull venceu três das últimas quatro provas e agora aparece em terceiro, com 321 pontos, colocando pressão sobre a dupla da McLaren.
No Mundial de Construtores, a McLaren já garantiu seu bicampeonato em Singapura. A batalha pelo vice-campeonato, no entanto, está acirrada, com Ferrari (356 pontos) e Mercedes (355) separadas por um ponto. Red Bull (346) e Williams (111) completam o top 5.
A programação em Interlagos começou nesta sexta-feira (7) com o treino livre e a classificação para a corrida sprint. No sábado (8), ocorre a sprint e a classificação para o GP. A corrida principal está marcada para domingo (9), às 14h.









