A sexualidade na infância foi um dos temas de um debate no podcast Eu Vou Falar, que convidou o ex-candidato a prefeito Kleber Rosa (PSOL) e o vereador Sandro Filho (PP) na noite desta terça-feira (19). Durante a discussão, Rosa foi enfático ao afirmar que a identidade de gênero e a orientação sexual podem se manifestar precocemente.
Existe criança trans, existe criança lésbica, existem crianças gays. Esse elemento está posto em nossa sociedade. A sexualidade é algo precoce, as pessoas não escolhem”, disse. “Sou professor e vejo a criança com sua sexualidade já definida aos 8, 9 anos”, acrescentou.
O assunto logo escalou para o tema sobre procedimentos de redesignação sexual. Kleber Rosa adotou um tom de cautela, alertando para os perigos de intervenções definitivas em menores de idade. “Mudar de sexo envolve um procedimento invasivo e todo um preparo psicológico. Nós precisamos proteger nossas crianças de procedimentos invasivos, sobretudo aqueles que são permanentes”, pontuou.
A fala final do ex-candidato sintetizou seu posicionamento: reconhecer a manifestação da sexualidade desde a infância, mas defender a proteção integral da criança contra qualquer intervenção irreversível até a maioridade.