O Governo do Estado formalizou nesta sexta-feira (11) a aposentadoria do coronel Adson Marchesini, ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O ato, divulgado em portaria oficial, autoriza sua transferência para a reserva remunerada, com direito a vencimentos mensais de R$ 71.549,26 — valor equivalente ao teto constitucional para o posto de coronel.
Marchesini deixa o cargo após a nomeação do coronel Aloisio Mascarenhas Fernandes como novo comandante-geral da corporação, em 31 de março deste ano. A troca na liderança dos Bombeiros foi oficializada sem detalhes sobre os motivos da substituição.
No início de abril, Marchesini questionou publicamente sua exoneração ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante cerimônia de transferência de posse. “Quando tomei conhecimento que fui exonerado, não vou mentir, fiquei muito triste com o senhor. Não que essa palavra raiva eu tenha, mas era aquele sentimento de dor, porque o que foi que errei para ser exonerado do Corpo de Bombeiros? Uma instituição que lutei”, declarou na ocasião.