“Estamos vivendo o melhor momento da área cultural da nossa cidade”, afirma Bruno Reis

 “Estamos vivendo o melhor momento da área cultural da nossa cidade”, afirma Bruno Reis
Compartilhe

O prefeito Bruno Reis afirmou na noite desta quinta-feira (21), durante lançamento do Movimento Boca de Brasa, que Salvador vive, desde 2023, o seu melhor momento cultural. Ele reforçou que a Prefeitura tem estimulado, através de diversos investimentos no setor,  soteropolitanos e turistas a conhecer mais a história e a cultura da capital baiana. Os equipamentos culturais, disse Bruno Reis, têm contribuído para a formação das crianças e jovens, além de estimular a economia da capital. 

O lançamento do novo formato do Boca de Brasa, que se transformou de festival para movimento, ocorreu no Espaço Cultural da Barroquinha, e, além do prefeito Bruno Reis, estiveram presentes os titulares da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, além de diversas autoridades.

O evento cultural vai receber até sábado (23) uma série de apresentações artísticas, painéis, laboratórios criativos, feira de empreendedorismo e muita música. Vão se apresentar no movimento atrações locais e outras reveladas pelo projeto. Ao todo serão 50 horas de programação gratuita para os soteropolitanos. 

“Estamos tendo a capacidade de potencializar esta que é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores capacidades que o soteropolitano tem que é o seu jeito de ser com a influência da cultura africana na alma. Estamos vivendo desde 2023 o melhor momento da área cultural da nossa cidade. Inauguramos importantes equipamentos e ao todo já são dez novos espaços que valorizam nossa cultura, arte e nossos valores e retratam a nossa história”, destacou.

O prefeito anunciou que a capital ganhará mais seis Espaços Boca de Brasa, totalizando onze equipamentos espalhados na cidade. Os novos espaços, que deverão ser entregues até o fim do ano, serão na Cidade Baixa em parceria com o Mercado Iaô; em Itapuã em parceria com o Malê Debalê; na Liberdade com a Organização de Auxílio Fraterno (OAF); na Federação, em conjunto com o Terreiro Gantois; e nas escolas municipais Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas; e na Clériston Andrade, em São Marcos. 

“Temos cinco espaços em funcionamento e tínhamos como meta, que colocamos no Plano Municipal de Cultura, que chegaríamos a dez espaços Boca de Brasa até o fim de 2024, mas chegaremos a onze. Tenho certeza que estes onze espaços vão potencializar ainda mais os movimentos culturais, que precisam de apoio do poder público, seja com espaços para ensaiar e se apresentar, seja como apoio financeiro através de editais de fomento que lançamos”, reforçou.