O fornecimento de água em Salvador e outros 12 municípios da região metropolitana começou a ser normalizado nesta quarta-feira (6), após a conclusão dos serviços de manutenção e melhorias no sistema pela Embasa. A retomada ocorre de forma gradual e pode levar até 48 horas para se completar em todos os imóveis, dependendo da localização.
A operação, que mobilizou cerca de 500 profissionais, incluiu intervenções na barragem de Pedra do Cavalo, ajustes em estações de tratamento e substituição de equipamentos. Do total de 50 frentes de trabalho, 48 foram finalizadas ainda na terça-feira (5), enquanto duas ações de alta complexidade terminaram na manhã desta quarta.
“A retomada do fornecimento é um processo técnico e gradual, que precisa ocorrer de forma controlada até que as pressões se estabilizem nas redes, evitando vazamentos e outras intercorrências. Diferente da energia elétrica, a água precisa percorrer quilômetros de tubulações até chegar aos imóveis. Só Salvador tem mais de cinco mil quilômetros de rede distribuidora de água”, explica a diretora de operações da Embasa na RMS, Joana Rolemberg.
De acordo com a Embasa, áreas próximas aos reservatórios e em regiões mais baixas tendem a ter o abastecimento restabelecido primeiro. Já locais elevados ou distantes podem demorar mais devido à necessidade de pressão adequada nas tubulações. Enquanto isso, a empresa mantém o apoio com caminhões-pipa, priorizando hospitais e unidades de saúde.
O investimento total na operação chegou a R$ 1,5 milhão, garantindo melhorias no sistema para evitar futuras interrupções. A população é orientada a manter o consumo consciente de água durante o período de normalização.