Em votação relâmpago, Câmara altera lei das Estatais que libera Mercadante no BNDES

 Em votação relâmpago, Câmara altera lei das Estatais que libera Mercadante no BNDES

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Compartilhe

Foi aprovado na noite da ultima terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, um um projeto que altera trecho da chamada Lei das Estatais, minuindo de 36 meses para apenas 30 dias, o período para que pessoas indicadas para a presidência ou direção de empresas públicas possam assumir os cargos.

A proposta, que também se estende às agências reguladoras, teve uma tramitação acelerada na Câmara e em votação rápida, a alteração foi aprovada por 314 votos a 66. O texto segue agora para o Senado.

Com a aprovação, o ex-ministro Aloizio Mercadante, indicado por Lula para assumir o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pode ocupar o cargo sem precisar esperar 36 meses.

Antes da alteração, a lei impedia que pessoas que tivessem ocupado estrutura decisória de partidos políticos ou participado de campanhas eleitorais pudessem tomar posse em cargo de diretoria ou de conselho de administração de empresa pública. Aloizio é é coordenador técnico do governo de transição e participou ativamente da campanha presidencial petista.

Fonte: Gazeta do Povo