Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Em audiência pública promovida por Tinoco, Secretário da Semob anuncia novo chamamento para mototaxistas

 Em audiência pública promovida por Tinoco, Secretário da Semob anuncia novo chamamento para mototaxistas

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Compartilhe

Durante a audiência pública para debater a atividade do mototáxi em Salvador, realizada nesta terça-feira (21) pela Câmara Municipal, o secretário de Mobilidade da Prefeitura de Salvador, Fabrizzio Muller, anunciou que um novo chamamento para mototaxistas será feito ainda no primeiro semestre de 2023. Além disso, ele informou que a Prefeitura lançará um aplicativo próprio de táxi e mototáxi ainda neste ano.

A audiência, promovida pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil), contou com a participação de mototaxistas, autoridades e representantes de entidades para discutir medidas para melhorar o serviço de mototáxi em Salvador, abordando desafios pós-regulamentação da categoria (ocorrida em 2017). Entre as necessidades apresentadas pelos mototaxistas estavam a ampliação do número de regulamentados pela Prefeitura (atualmente em 1.280) e o aumento da idade máxima das motos utilizadas pelos profissionais de oito para dez anos.

Outras solicitações incluíram a definição de uma tarifa base a ser seguida pelos mototaxistas, a gestão dos Motopontos, linhas de financiamento para a renovação das motocicletas, aquisição de coletes e o uso de aplicativos para o transporte de passageiros por motociclistas regulamentados.

O secretário Fabrizzio Muller também se comprometeu a estudar a possibilidade da Prefeitura fornecer a novos regulamentados os dispositivos de segurança necessários (colete, capacete etc) e ainda fazer um levantamento da quantidade de mototaxistas ativos que estão com motos com idade superior a oito anos de fabricação. Com o dado, a Semob irá fazer uma avaliação técnica para ponderar a solicitação da categoria da expansão da idade máxima.

“A audiência teve uma pauta ampla e foi muito proveitosa do ponto de vista prático de resoluções para a categoria. Uma das discussões mais importantes, e que já avançamos, foi a necessidade de lançamento de um novo edital, um novo chamamento para que a gente possa ampliar o número de mototaxistas regulamentados. A Prefeitura também admitiu a construção de um app próprio para taxistas e mototaxistas e a possibilidade de fornecer os equipamentos obrigatórios para os mototaxistas”, destacou o vereador Claudio Tinoco.

Entre os presentes na audiência pública estavam o vereador Claudio Tinoco, o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller; o presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmop-BA), Adailson Couto; o Major PM Orlando dos Anjos, representando o diretor do DETRAN-BA; o presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade da OAB, Danilo Oliveira Costa; o presidente do Sindmotos, Marcelo Barbosa; a coordenadora da Coordenação de Táxis e Transportes Especiais de Salvador (Cotae), Luila Neves; além de representante do Esquadrão Águia da PM-BA.