Elmar desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta na sucessão da Câmara

 Elmar desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta na sucessão da Câmara

Foto: Divulgação

Compartilhe

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Após uma reunião nesta quinta-feira (31), a legenda decidiu criar uma delegação para negociar o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), deputado que tem o apoio de Arthur Lira (PP-AL) e de diversos partidos, como PT e PL.

O partido negocia com o Palácio do Planalto a nomeação de Elmar para um ministério no governo Lula. O deputado mira o Ministério da Integração Nacional, que já é da cota do União Brasil.

O parlamentar chegou a ser o favorito de Lira para a sua sucessão, mas uma reviravolta fez o atual presidente da Câmara apoiar Motta. Com a decisão, Elmar Nascimento disse se sentir traído por quem ele considerava seu “melhor amigo” na Casa.

Para tentar se contrapor a Motta e Lira, Elmar fez uma aliança com o deputado Antonio Brito (PSD-BA), que agora também é pressionado a abandonar a candidatura à presidência da Câmara. Com o possível apoio do União Brasil, Hugo Motta se consolida como o grande favorito à eleição pela presidência da Câmara. Ele é apoiado pelas duas maiores bancadas da Casa, PT e PL, além de PP, MDB, Republicanos e Podemos.