Os únicos representantes do Nordeste nesta edição do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória iniciaram a caminhada na competição com triunfos importantes. O Tricolor superou o Corinthians por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro, encerrando um jejum de mais de cinco meses sem vencer fora de casa na Série A. Já o Vitória espantou a pressão e venceu o Remo por 2 a 0 no Barradão, garantindo um início vitorioso.
Em Santos, o Bahia enfrentou um início complicado. O Corinthians abriu o placar aos 11 minutos, com Breno Bidon aproveitando um desarme mal-sucedido. O Tricolor se reergueu pelo meio-campo e virou o jogo. Jean Lucas empatou após jogada trabalhada pela direita, e Willian José, de pênalti, completou a virada. A segunda etapa foi de resistência. Com um a menos após a expulsão de Michel Araújo, que recebeu dois amarelos em dez minutos em campo, a equipe de Rogério Ceni se mostrou organizada e conteve a pressão corintiana até o apito final.
Enquanto isso, em Salvador, o Vitória também superou adversidades para conquistar os três pontos. Após um primeiro tempo com baixo rendimento e sustos — inclusive uma bola na trave do Remo —, o Leão reagiu no segundo tempo. Renato Kayzer abriu o placar aos 13 minutos, aproveitando cobrança de escanteio. Gabriel Baralhas, aos 31, garantiu a tranquilidade do resultado ao completar jogada coletiva. O triunfo deu resposta imediata à torcida após a derrota no último clássico BaVi do Campeonato Baiano.
Com os resultados, os dois clubes baianos somam três pontos na tabela de classificação inicial. O Bahia volta a campo no domingo (1º), contra o Porto, pelo Baiano, e na quinta (5), pelo Brasileirão, contra o Fluminense. O Vitória enfrenta o Barcelona de Ilhéus no domingo e visita o Palmeiras na próxima quarta (4).








