O tradicional desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil será realizado em Salvador no próximo domingo (7), entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. A programação terá início às 7h20, com a recepção das autoridades civis e militares. A coordenação geral do evento será da Marinha do Brasil, reunindo cerca de dois mil militares, além de viaturas e instituições participantes.
Às 7h50, o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, e o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, realizarão a revista à tropa. O hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador está previsto para as 8h45, seguido do início do desfile às 9h. O encerramento será com o Esquadrão de Polícia Montada da PM-BA.
Esquemas especiais de trânsito, segurança e transporte foram montados para o evento. A Transalvador organizou um plano especial para o desfile, com interdições e restrições de estacionamento em diversas vias da cidade. Barreiras fixas começam a ser montadas no sábado (6), às 19h, em 15 pontos estratégicos, como Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro. Já no domingo (7), a partir das 5h, entram em ação as barreiras móveis e de sinalização, ampliando os bloqueios para todo o percurso do desfile.
De acordo com o portal G1, o evento é uma oportunidade para a população prestigiar a celebração da Independência, reforçando o civismo e o patriotismo na capital baiana.