Desembargador José Rotondano é eleito presidente do TJBA

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Por 32 votos, o desembargador José Rotondano foi eleito presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para o biênio 2026-2028. Ele sucederá à atual presidente, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (19) na sede do Tribunal.

Rotondano disputou o cargo com o desembargador Edmilson Jatahy Júnior, que obteve 26 votos, e com a desembargadora Ivone Bessa. A votação, secreta, foi realizada pelo Tribunal Pleno, formado por todos os desembargadores da Corte. Atualmente, o colégio eleitoral tem 63 integrantes aptos a votar, considerando afastamentos e vacâncias.

Na mesma sessão, foram escolhidos os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes, corregedor-geral da Justiça, corregedor do Foro Extrajudicial, ouvidor judicial e membros do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.

Trajetória do Novo Presidente do TJBA

Natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, José Edivaldo Rocha Rotondano é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus. Sua carreira jurídica começou no Ministério Público Estadual, onde ingressou por concurso em 1984. Atuou como promotor de Justiça em comarcas como Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.

Promovido a procurador de Justiça, trabalhou nas áreas criminal e cível, ficando conhecido por iniciativas como os Projetos Família Legal e Paternidade Responsável. Tornou-se desembargador do TJBA em 2013. No Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), exerceu a vice-presidência em 2016 e assumiu a presidência no biênio 2017-2019, além de ter sido corregedor eleitoral.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com