Deputados aprovam pagamento do Fundef aos professores sem juros e correção

 Deputados aprovam pagamento do Fundef aos professores sem juros e correção

Foto: Ana Albuquerque/CORREIO

Compartilhe

Na madrugada desta sexta-feira (25), após cinco horas obstrução da oposição, que votou contra o projeto, a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), aprovou, o pagamento dos precatórios do Fundef aos professores, sem os juros e correção reivindicados pela categoria.

A emenda da oposição foi apresentada no início da sessão, às 19h20, e sugeria o pagamento integral dos juros aos profissionais. Os governistas não se manifestaram sobre a proposta, mas em reunião com a categoria, no dia 8, eles tinham se comprometido a lutar pela aprovação do pagamento com os juros. Na votação, porém, nenhum deles subiu à tribuna para defender tal posição.

A votação foi marcada por muito bate-boca entre os deputados e por gritos e protestos dos professores que estavam no local para acompanhar a sessão.

O deputado, Hilton Coelho (PSOL), chegou a criticar uso da tropa de choque da PM de plantão na entrada da Alba. “Estão aí para agir contra os professores com escudos que são maiores do que eles”. Para o parlamentar a retirada dos juros de mora do projeto de lei não era justo.