O deputado estadual Binho Galinha (PRD) foi preso nesta sexta-feira (3) após se apresentar espontaneamente ao Ministério Público da Bahia, em Feira de Santana. Procurado pela Justiça desde a deflagração da Operação Estado Anômico, na última quarta-feira (1º), o parlamentar foi escoltado por agentes do Gaeco e está custodiado na capital baiana.
A força-tarefa mobilizou 20 promotores e policiais para cumprir o mandado de prisão preventiva. Binho Galinha é investigado como suposto comandante de uma organização criminosa com atuação há mais de dez anos na região. As apurações, que incluem as operações ‘El Patrón’ e ‘Estado Anômico’, atribuem ao grupo a prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, agiotagem e obstrução da Justiça.
O deputado já responde a duas ações penais movidas pelo MP-BA, sendo uma delas em decorrência da ‘Operação El Patrón’. O inquérito já resultou em 15 denúncias ao todo. Nesta semana, outras dez pessoas foram detidas, incluindo o filho e a esposa do parlamentar.











