Defensoria Pública, DPU e MPF recomendam veto de construção do CT do Bahia no Quilombo do Quingoma

 Defensoria Pública, DPU e MPF recomendam veto de construção do CT do Bahia no Quilombo do Quingoma

Foto: Sérgio Pinheiro/TV Bahia

Compartilhe

Nesta quinta-feira (22), a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), Defensoria da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) fizeram um comunicado coletivo. Nele, os órgãos recomendam o veto da construção do novo Centro de Treinamento (CT) do Bahia, no Quilombo do Quingoma, na Via Metropolitana.

“A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), Defensoria da União (DPU) e Ministério Público Federal (MPF) emitiram uma recomendação para resguardar os direitos da comunidade quilombola do Quingoma, em Lauro de Freitas. A atuação visa impedir a construção de empreendimentos com impactos no território, como o Novo Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia e o Joanes Parque – Bairro Planejado”, diz a nota.

Foi enviado à Prefeitura de Lauro de Freitas uma solicitação de que “não sejam autorizados nem licenciados projetos, obras, empreendimentos e/ou quaisquer atividades aptas a impactar o território tradicional da Comunidade Quilombola de Quingoma”. As instituições dizem que o território precisa de medidas protetivas.

O comunicado também foi enviado ao Bahia, recomendando que o clube se abstenha de escolher área integrante do território tradicional para construção do CT. Os órgãos estabelecem um prazo de 15 dias para que sejam apresentadas informações acerca das providências adotadas.

O Grupo City vem há alguns meses buscando uma área para construir um novo espaço para o Esquadrão. Eles procura um local que fique próximo ao aeroporto, para melhorar a logística de viagens da delegação. Com isso, a estrada que liga a BA-526 à Linha Verde se tornou uma opção.

Pela DPE-BA, assinam o documento o Grupo de Trabalho (GT) de Igualdade Étnica, o Núcleo de Equidade Racial e a coordenação de Direitos Humanos.