Datafolha: 55% apoiam tornozeleira em Bolsonaro

Foto: Antonio Augusto/STF

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º) pela Folha de São Paulo aponta que 55% dos brasileiros concordam com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de impor medidas cautelares como tornozeleira eletrônica a Jair Bolsonaro (PL). O mesmo percentual acredita que o ex-presidente pretendia deixar o país antes de responder a processos judiciais.

Do total de entrevistados, 44% afirmam apoiar totalmente as restrições, enquanto 32% dos 41% que rejeitam a medida se declaram totalmente contrários. Apenas 3% não souberam opinar, e 1% se mostrou indiferente.

O apoio às medidas é maior entre pessoas com menor escolaridade (59%) e renda de até dois salários mínimos (57%). Já entre eleitores de classe média baixa, tradicionalmente ligados ao bolsonarismo, a aprovação cai para 44%.

Evangélicos, grupo com forte identificação com o ex-presidente, reprovam as decisões de Moraes: 56% são contra, ante 40% a favor. Homens rejeitam mais (44%) do que mulheres (38%), e o Nordeste, base de Lula, lidera a aceitação (63%).

O levantamento ouviu 2.004 pessoas acima de 16 anos em 130 municípios entre 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress