CUT defende veto de Lula à desoneração da folha e centrais sindicais acham um equívoco

 CUT defende veto de Lula à desoneração da folha e centrais sindicais acham um equívoco

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou uma nota a favor do veto do presidente Lula da (PT) à prorrogação da desoneração da folha de pagamento.

A CUT avaliou que o veto é oportunidade para debater e “encontrar um melhor caminho na direção de um sistema tributário mais justo e progressivo, que beneficie a sociedade brasileira como um todo e não setores específicos”.

Já as centrais sindicais emitiram nota, assinada pela Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), dizendo que a decisão do governo federal põe milhões de empregos em risco e aconteceu sem debate com o movimento sindical.

As centrais sindicais afirmam que desonerar a folha de pagamento é uma questão de “sensibilidade social” e que a equipe econômica comete “um equívoco ao jogar o ajuste fiscal no setor produtivo e no emprego formal, pois a conta será absorvida pelos trabalhadores seja com o desemprego ou com a informalidade”.

Entidades empresariais também mostram preocupação com a decisão do governo federal, e o Congresso Nacional já se mobiliza para derrubar o veto de Lula ao projeto.